OPTOMETRISTAS

O Optometrista é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular. Está capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever soluções ópticas (óculos, lentes de contato, filtros, prismas, terapias e exercícios visuais) que irão compensar as alterações visuais (ex. miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia - “vista cansada”) e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual.

Quem são os Optometristas?

O Optometrista é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular.

Formado em Optometria por Instituições de Ensino devidamente autorizadas, está capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir alterações visuais (ex. miopia, astigmatismo, hipermetropia, presbiopia, estrabismo, ambliopias, daltonismo) e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual, prescrevendo, quando necessário, soluções ópticas (óculos, lentes de contato, filtros, prismas, terapias e exercícios visuais).

Previne, sempre que possível, a insurgência de distúrbios visuais por meio da reeducação ou aplicação de metodologias para melhorar a eficiência da visão. Sua formação permite ainda identificar uma alteração visual de ordem patológica ocular (ex. a catarata, glaucoma) ou sistêmica(ex. hipertensão, diabetes), nesses casos, encaminhando prontamente o paciente ao profissional médico. Para o desempenho de seu trabalho, o optometrista não utiliza qualquer medicamento ou técnica invasiva ao corpo humano.

Em todo o mundo integra a equipe de cuidado com os olhos e sua atuação é fundamental no combate a cegueira evitável.A Organização Mundial da Saúde preconiza que a Optometria é a primeira barreira contra a cegueira evitável no mundo.

A importância dos Optometristas

O Optometrista é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular.

Está capacitado para identificar, diagnosticar, corrigir e prescrever soluções ópticas (óculos, lentes de contato, filtros, prismas, terapias e exercícios visuais) que irão compensar as alterações visuais (ex. miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia - “vista cansada”) e ou reabilitar as condições de todo o sistema visual.

Previne, sempre que possível, a insurgência de distúrbios visuais por meio da reeducação ou aplicação de metodologias para melhorar a eficiência da visão.

Sua formação permite ainda identificar uma alteração visual de ordem patológica ocular (ex. a catarata, glaucoma) ou sistêmica (ex. hipertensão, diabetes), nesses casos, encaminha o paciente ao especialista. A atuação do profissional Optometrista, em especial na atenção básica, resolve aproximadamente 80% dos problemas visuais, que são de ordem refrativa, desafogando o sistema e permitindo que milhares de desassistidos obtenham um atendimento visual de qualidade e amplo acesso.

Os erros de refração não corrigidos são considerados uma das principais causas dos problemas visuais no mundo, representando um impacto significativo sobre a educação da população e sobre o desenvolvimento econômico, limitando as oportunidades e prejudicando a qualidade de vida.

A optometria é saúde visual para todos!
  • R. Dom Pedro II, 210, 2º andar, sala "A"
  • Beira Rio
  • CEP 65901-430 Imperatriz - MA
  • (99) 98833-4873
  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.